domingo, 14 de junho de 2009

A Indignação Que Gera Transformação


Semana passada, eu estava entregando alguns folhetos nas caixas de correio numa das ruas da cidade, quando uma senhora me viu e disse: Pastor, porque você insiste em entregar esses folhetos? Eu olhei para ela e disse: Senhora o nome disso que eu faço chama-se indignação, eu procuro de alguma maneira promover um movimento onde as pessoas se identifiquem para que surjam vozes que se unam contra um tipo de política que ignora as reais necessidades do município, ela olhou para mim e disse, sabe pastor, eu também sou uma mulher indignada com a maneira como governam a cidade, você pode me dá alguns folhetos para que eu entregue também, quero fazer parte desse movimento, quero contribuir para uma cidade melhor, quando eu estava saindo ela disse: Pastor não pare, essa indignação vai se alastrar.

Saí daquela conversa pensando em Jesus, pensando nas suas indignações com a sociedade da sua época, pensando na sua indignação com a religião que aceitava passivamente o domínio de Roma e ainda se beneficiava daquele sistema opressor levando vantagens financeiras. Jesus indignado, os chamou de hipócritas e filhos do diabo, sai dali pensando em Jesus, indignado com a postura políticaa postura polo em Jesus, indignado ele sistema opressor levando vantagens financeiras, Jesus indignado, os chamou de hip do rei Herodes, indignado com o seu acumulo de riqueza enquanto o povo sofria na miséria. Jesus na sua indignação o chamou de raposa, o caracterizou como alguém nocivo.

Esses dias, uma pessoa muito influente na sociedade brasileira o Promotor Público aposentado Wilson Donizeti Liberati, disse que um prefeito que não dá a devida atenção a criança, investindo nela uma quantia razoável da arrecadação na sua educação, na sua vocação esportiva, na sua intelectualidade, preferindo usar os recursos somente em obras de impacto, é alguém que exerce o poder de modo leviano e irresponsável, esse homem publicamente expõe a sua indignação. Todos os dias pessoas me ligam expondo as suas indignações com os vereadores, com o prefeito. Aqui na cidade tem um grupo de concursados indignados com a desfaçatez do prefeito que insiste em não admiti-los como servidores devidamente qualificados aprovados num concurso público. São quase oitenta pessoas perplexas com essa decisão arbitrária, eles já ganharam em todas as instâncias na justiça e mesmo assim o prefeito impede que eles assumam as suas funções. Há uns quinze dias atrás um amigo de infância me encontrou indignado dizendo que havia sido assaltado com a sua mãe às 15:00 horas, em plena luz do dia. Quando estava chegando em casa após sacar uma quantia de dinheiro no banco, ele foi assaltado em frente a escola de música, bem no centro da cidade.

Há uns cinco dias atrás, um homem me procurou indignado porque descobriu que na prefeitura existem mais de mil funcionários fantasmas, tipo cabos eleitorais da nata política, ele me disse isso quase chorando. Indignados, vamos nos unir, vamos nos conhecer, vamos reunir forças para mudar esse quadro. O bom indignado não fica quieto, tristonho e desanimado, o bom indignado faz como Jesus. Ele age, ele busca meios de lutar contra as injustiças do seu tempo.

Que Deus o abençoe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário