quinta-feira, 24 de junho de 2010

ANDAR A SEGUNDA MILHA

Certa vez Jesus disse aos seus discípulos: “ Se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e dos fariseus, Jamais entrareis no Reino dos Céus”. Se olharmos com mais calma a frase dita por Jesus perceberemos que o Senhor afirma que os escribas e os fariseus exerciam algum tipo de justiça que não era aprovada por Deus mais era aceita na sociedade e percebida como correta aos olhos de toda a religiosidade da época.

Aqui cabe uma pergunta: Que tipo de justiça era essa? Era a justiça da esmola, a justiça fundamentalista, a justiça que se preocupava mais com a aparência do que com a verdade, a justiça que olhava o outro como inferior, a justiça que concordava com a opressão, a justiça que se beneficiava do esquema de poder desigual e perverso, a justiça que ficava calada diante da corrupção, a justiça que abandonava quem vivia a margem da sociedade, a justiça que buscava só os seus interesses individuais, a justiça que pré-julgava o próximo.

Esses tipos de justiça tão confortavelmente aceitos eram abominação aos olhos de Deus, daí entendermos a preocupação de Jesus em ensinar fundamentos para uma justiça plena como: “ Se alguém pedir para andar com ele uma milha, ande duas, se alguém te pedir a sua capa dê também a sua túnica, o que Jesus está querendo dizer com esses ensinamentos é que devemos extrapolar sempre no cuidado e no serviço ao nosso próximo, exercer uma justiça que não te custa nada, não é justiça, é vaidade, é egoísmo, é massagear o ego, é mostrar uma falsa piedade, é ser semelhante aos escribas e fariseus.

Aqui cabe outra pergunta: Você tem exercido a justiça de Deus, tem vivido intensamente o que Jesus ensinou, tem dado o que de graça recebeu do Senhor? Se essas coisas ainda estão longe da sua realidade, se arrependa e comece a agir como Deus mandou, senão correrá o risco de “jamais entrar nos Reino dos Céus”.

Pense nisso. A Deus toda a Glória!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário