sexta-feira, 11 de junho de 2010

DEVOCIONAL: O GRITO DOS EXCLUÍDOS (Marcos 10:46-52)

Jesus no auge do seu ministério estava saindo de Jericó com os discípulos e junto com eles o acompanhava uma numerosa multidão, um pouco afastado desse grupo um homem cego e mendigo chamado Bartimeu que vivia assentado a beira do caminho ouvindo que era Jesus que estava passando por ali começa a gritar desesperadamente: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim, esse grito era um grito de um homem excluído, era um grito de um homem falido, era um grito de um homem solitário, era um grito de um homem que não tinha para dar a ninguém.

Quando o cego e mendigo grita o que os discípulos fazem? Eles o repreendem, eles gritam com ele ordenando que ele fique calado, esse é o comportamento da sociedade para com os excluídos, ninguém suporta ouvir o grito dos excluídos, incomoda, chateia, irrita, perturba, afinal de contas eles “não servem para nada”.

Bartimeu porém, não se intimida com os berros dos discípulos, em vez de ficar calado, ele grita ainda mais alto: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim, ele não “respeita” as ordens dos discípulos, ele desobedece, ele tem esperança que o seu grito possa tocar no coração de Jesus, e toca, Jesus para e pede os discípulos que o chamem, Jesus então lhe faz uma pergunta: “Que queres que eu te faça?”, em outras palavras: o que você deseja meu filho? E o cego responde: Mestre, que eu torne a ver, em outras palavras: Mestre eu quero enxergar, eu não fui feito por ti para viver na mendicância, mude a minha vida, eu quero te seguir, Jesus então diz: Vai, a tua fé te salvou, com a cura Jesus o inclui na sua missão, diz o texto no final do verso cinqüenta e dois que ele passou a seguir Jesus estrada fora.

Esse texto nos ensina que Jesus veio para nos incluir na vida que Ele propõe, no ensina que Jesus escuta os nossos gritos desesperados, nos ensina que Ele nos ouve com muita atenção, nos ensina que temos um valor inestimável aos seus olhos, nos ensina que quando ouvirmos as vozes dos excluídos não devemos agir como os discípulos e sim como ele agiu.

Pense nisso. A Deus toda a glória!!!!!

Um comentário:

  1. Binho, Está muito bom o Blog, que você nunca deixe de escrever essas coisas e de ser um Profeta para a minha geração.

    Estive lendo uns blogs da moda no meio "cristão" e vi com muita tristeza como está o nível. Os pseudo-cristãos estão dizendo que Missão Integral é Comunismo com roupagem crente. Se amar o próximo, o necessitado, é comunismo eu quero ser o maior comunista desse mundo.

    Grande Abraço e essa semana eu vou para aí para vermos a Copa juntos. Bian

    ResponderExcluir