segunda-feira, 19 de julho de 2010

BIOGRAFIA: DAVID GITARI



Você já ouviu falar desse homem? David Mukuba Gitari nasceu em 16 de setembro de 1937, casou com Grace Wanjiru em 1966 e com ela teve três filhos. Gitari foi consagrado bispo da Igreja Anglicana no Quênia em 1972, 75% da população de lá são cristãos, a Igreja Anglicana é a maior do Quênia, esse homem participou do Congresso de Laussane( Suíça 1974), ele é conhecido pelos seus sermões corajosos sobre temas sociais, que já lhe valeram perseguições do governo, Gitari é ousado nas suas pregações, ele sempre começa com um texto bíblico aplicando-o em seguida a política do seu país.

Gitari é direto nas suas denúncias, o governo sempre se referiu a ele como um agitador e perturbador da ordem. Em 1988 ele assumiu a liderança na oposição ao aparelhamento das eleições gerais, lutou contra o sistema de votação que favorecia a corrupção, ele condenou publicamente os assassinatos políticos e as práticas políticas antidemocráticas, na noite de 28 de abril de 1989 Gitari no auge da sua luta por justiça teve sua casa cercada por pessoas que queriam mata-lo com a ajuda de vizinhos conseguiu escapar, nunca teve medo, sempre acreditou no poder do Espírito Santo, sempre acreditou no poder do “púlpito” para transformar e reformar a sociedade, sempre defendeu a causa dos necessitados, certa vez numa das suas pregações disse: “Os líderes cristãos devem sair dos seus guetos eclesiásticos e liderar cidadãos para que a justiça seja uma realidade social.

A igreja deve seguir os padrões dos profetas e dos apóstolos ao declarar com ousadia a justiça de Deus, temos de cooperar com Deus em criar uma nação justa, pacifica e livre. A política é importante demais para ser deixada para os políticos”. Esse arcebispo anglicano do Quênia foi e é uma voz para o seu povo, foi e é um profeta de Deus nessa geração, foi e é uma inspiração para vida de muitos e para a minha vida também. Busque saber mais sobre ele. A Deus toda a glória!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário