sábado, 10 de julho de 2010

DEVOCIONAL: VOCÊ SABE O QUE É FÉ?

No livro de Hebreus capítulo onze verso primeiro está escrito: “Fé é a certeza de coisas que se esperam e convicção de fatos que não se vê”. Diante dessa afirmativa podemos chegar a algumas conclusões sobre fé:

1) A fé espera algo que vai se materializar á partir de Deus, isso quer dizer que a minha fé é antes de tudo uma fé no Outro e não em mim, isso porque se eu ignorar o Outro(Deus) e tiver fé somente em mim a materialização dessa “fé primeira no humano” com certeza irá ignorar a ação de Deus, e isso criará um sentimento em mim que sou eu que resolvo as coisas, e esse sentimento me levará a presunção, me levará a soberba, me levará a desejar o lugar de Deus. Fé é ter fé que Deus age segundo a sua vontade em nossas vidas, e que essa vontade nem sempre é a nossa vontade, e mesmo quando não é a nossa vontade aceitamos a vontade Dele porque reconhecemos seu Senhorio sobre nós, um bom exemplo sobre isso foi a oração do Rei Josafá( 2Crônicas 20) que diante de uma situação difícil onde três países resolveram invadir Israel ele diz: “Nós não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos estão colocados em ti”, Josafá antes de qualquer ação buscou a Deus cheio de fé em Deus reconhecendo a sua limitação diante daquele enorme problema e disse que esperaria uma resposta Dele, aqui se cumpre a primeira parte de Hebreus 11 verso 1: “Fé é a certeza de coisas que se esperam...”.

2) Fé é saber mesmo contra todas as circunstâncias, mesmo não vendo nada, mesmo sendo impossível a razão humana que Deus está soberanamente dominando todas as coisas, é como diz o final do verso primeiro de Hebreus onze: “...... convicções de fatos que não se vê”, diante disso a fé em Deus me ensina a não ficar "pré-ocupado", me ensina a não ficar com a minha mente ocupada antecipadamente imaginando várias possibilidades que não passam de uma tentativa inútil de ter o domínio da situação. Lembram de Abraão levando o próprio filho Isaque para o sacrifício a mando de Deus, Isaque não sabia disso, Abraão havia dito a ele que eles sacrificariam um cordeiro, Isaque vê o cutelo, vê a madeira, vê todos os elementos para o sacrifício, só não vê o cordeiro, ele então pergunta ao pai: cadê o cordeiro e Abraão responde: Meu filho, Deus proverá, Abraão aqui demonstra uma fé total em Deus, ele estava em obediência a uma palavra que Deus lhe havia entregado, a sua fé estava toda depositada em Deus, quando ele diz: Deus proverá, ele estava cumprindo a segunda parte do verso que estamos refletindo sobre ele, Abraão estava convicto de fatos que ele não via, mas que pela fé e somente pela fé sabia que Deus agiria segundo a sua vontade, e a sua vontade Abraão acataria. Fé é estar sempre submisso a ação de Deus.

Pense nisso, a Deus toda a glória!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário