sábado, 14 de agosto de 2010

DEVOCIONAL: A DISTRAÇÃO SOCIAL!! - Lc10:38-42

Somos uma geração onde o individualismo impera, as pessoas vivem preocupadas somente com as suas necessidades, com as suas vaidades, com os seus desejos, com as suas conquistas, há um narcisismo crônico que impede a pessoa de olhar para o outro, daí a obsessão pelo trabalho, daí a inversão de valores absurda, daí o estresse, daí a falta de tempo, daí a perda do diálogo, daí a loucura de fazer do secundário o principal e do principal o secundário.

Jesus tinha uma amiga que era assim, individualista, ansiosa, agitada, inquieta, presa as suas vaidades, exigente em tudo o que fazia, centrada em si mesma, cheia de “toque”, desesperada por resultados imediatos, controladora ao extremo, envolvida com “milhares” de coisas ao mesmo tempo, esquentada, sanguínea. O interessante é que sempre que Jesus esteve com ela, Ele rejeita a sua maneira de viver, não concorda com o comportamento da amiga, que desperdiçava um potencial enorme porque vivia centrada em si.

Jesus certa vez vai a casa dela, para ela era uma honra ter Jesus na sua casa, Maria sua irmã aproveita a oportunidade para ouvir os ensinamentos do Senhor(v.39b), diz o verso quarenta que enquanto Jesus ensinava Marta agitava-se de um lado para o outro ocupada em muitos serviços, Jesus estava ensinando e Marta não estava ouvindo, não estava aprendendo, não estava recebendo do Senhor as palavras transformadoras, Marta estava agitada, ela estruturou um tipo de vida tão controlador que estava sobrecarregada, era muita coisa para uma pessoa só, como ela era centrada em si, ela não concordou com a atitude de Jesus de não se importar com ela, ela queria ser recompensada por Jesus pelo fato de carregar aquela casa nas costas, ela simplesmente interrompe a pregação, que para ela não era tão importante assim, e questiona Jesus, veja o que ela fala: “ Senhor, não te importas de que minha irmã tivesse deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me”( V.40b).

Aqui Marta comete cinco erros: 1) Ela se acha injustiçada 2) Ela se acha certa 3) Ela acha que Jesus está errado 4) Ela acha que o que ela estava fazendo era mais importante do que aquilo que Jesus estava fazendo 5) Ela condena a sua irmã chamando-a nas entrelinhas de preguiçosa. Perceba que a sua fala é toda na auto-defesa, ela fala afirmando que estava com razão, quem entra na doença do trabalho excessivo corre o risco de ver todo mundo em volta como preguiçoso, corre o risco de auto-valorizar demasiadamente o que faz, corre o risco de julgar até Jesus.

Marta estava doente, estava fugindo de si mesma, estava querendo se auto-afirmar, estava querendo ser aceita, estava querendo mostrar para os outros que tem qualidades, estava querendo provar que era capaz. O excesso de trabalho da um ar de importância, passa uma sensação de compromisso, de responsabilidade, mais no fundo não passa de uma doença, o ego ainda está gritando para ter o controle.

A resposta de Jesus desmonta todo aquele estilo de vida que caracterizava a identidade de Marta, Jesus não aprovava aquele desespero, aquela correria, Veja o inicio da sua resposta: “ Marta, Marta! andas inquieta e te preocupas com muitas coisas” ( V.41), em outras palavras você está trabalhando muito e ouvindo pouco, está se preocupando muito e descansando pouco, está se inquietando muito e confiando pouco, o verso 42 é impressionante: Entretanto, pouco é necessário, em outras palavras não precisa fazer o banquete que você está fazendo, faça algo simples e me escute, faça menos e me ouça, diminua os afazeres e valorize as minhas palavras, o centro de todas as coisas sou Eu e não você, Marta não deixe que o seu vaidoso ego te domine, Marta, Maria escolheu a melhor parte, Eu Sou a Melhor parte, Marta não julgue e nem condene Maria, faça como Maria fique comigo e isso nunca mais lhe será tirado.

 A Deus toda a glória!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário