segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sarney E A Política No Brasil

José Sarney detêm o poder no Maranhão á quarenta anos, lá e no Amapá ele manda e desmanda. Sarney controla tudo por lá, domina o judiciário, o legislativo e o executivo. No Maranhão o seu nome está “grifado” como se fosse um símbolo de poder em todas as grandes obras construídas.

Sarney manda também na política do Brasil, ele é o maior cacique político do PMDB, partido que foi tão importante para o país na redemocratização e que hoje não passa de um partido amante do poder, que negocia apoio em troca de cargos, que não se importa nem um pouco com a ética e que não está nem aí para os graves problemas da nação, o PMDB tornou-se um partido de mercenários, de políticos da pior espécie.

O Maranhão dos Sarneys, é o pior estado da federação, é o pior na educação, é o pior na saúde, é o pior na desigualdade social, é o pior na distribuição de renda, é o pior no nível de pobreza. Sarney não liga para isso, o que sempre importou para ele foi a permanência no poder, por isso á quarenta anos ele mantém o Maranhão preso na miséria, ele é um ardoroso defensor da política assistencialista, ele é o mentor da política da migalha, ele se acha um senhor feudal.

Vocês sabem porque Sarney fez aquele discurso no Senado mentindo o tempo todo, tentando passar para a população que ele é um político honesto? Por que antes ele mandou fazer uma pesquisa no Maranhão, no Amapá e no Brasil pelo instituto IBOPE e deu nessa pesquisa que somente as classes A e B estavam por dentro de todo esquema que ele montou no senado, as classes C, D e E por não estarem inteiradas das suas falcatruas desconheciam a farra do roubo aos cofres do senado.

Por isso ele fez aquele discurso mostrando-se vítima da situação. Sarney não passa de uma raposa política. Analisando Sarney e os estados do Maranhão e do Amapá, percebi que esse tipo de política está fazendo escola, e para minha tristeza a nossa cidade infelizmente está dentro desse contexto. Por aqui reina o assistencialismo, o puxa- saquismo, o empreguismo, a perpetuação no poder, o controle da mídia, o conluio do executivo com o legislativo.

Por aqui reina a falência educacional, a falência na Saúde, a triste realidade da desigualdade social, a pobreza, a violência, e a falta de transparência administrativa. O jurista e professor da PUC de São Paulo disse: “ Não aprendemos na escola o mínimo a respeito da cidadania e ninguém sabe nada da Constituição. Ninguém sabe nada sobre a função de um vereador, de um deputado estadual e federal. Hoje não temos cultura democrática”.

Infelizmente o Maranhão é aqui, a lógica política é a mesma, as obras faraônicas são feitas para marcar a “grife” do ator público no imaginário popular, enquanto a população sofre com a dura realidade de não serem atendidos nas suas mais básicas necessidades. Jesus chama isso e pecado, Jesus chama quem age assim de hipócrita, Jesus coloca neles o apelido de raposa, Jesus os reprova.

Termino com as palavras de Martin Luther king: “ Chega uma hora que a gente se cansa de ser pisado pelos pés da maldade e da impiedade, é nessa hora que temos que nos unir e dizer: chega, é nessa hora que temos que nos unir e dizer: Não existe páscoa se não passarmos pela sexta feira da paixão, não existe vitória sem luta, é hora de reagirmos”.

A Deus Toda a Glória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário