quarta-feira, 9 de junho de 2010

“BANDIDOS”

Em cartaz desde maio, “Robin Hood”, estrelado pelo famoso ator Russell Crowe, foi recebido pelos críticos com desânimo, o jornal New York Times opinou da seguinte maneira: “Filme longo, sangrento e um péssimo testemunho”, o “Bonequinho” do jornal o Globo fez o seguinte comentário: “filme fora da lei e do tom”, são duas opiniões significativas, de peso.

Apesar disso, o filme arrecadou, até primeiro de Julho, US$ 240 milhões ( Dólares) em todo o mundo e continua entre as dez maiores bilheterias no Brasil e nos EUA mesmo quase um mês após a sua estréia.

Um dos trunfos de “Robin Hood” é o apelo da história do bom ladrão da floresta de Sherwood, o fascínio pela figura do fora da lei que tira dos ricos para dar aos pobres garante a bilheteria.

O historiador britânico Eric Hobsbawm escreveu um livro chamado “Bandidos” publicado pela primeira vez em 1969 e relançado agora no Brasil pela editora Paz e Terra. Hobsbawm trabalha no livro usando o conceito “banditismo social” que investiga a atuação de indivíduos ou grupos que, apesar de violar as leis locais, não são rejeitados por suas comunidades, pois são vistos por eles como protetores e salvadores imediatos para as suas necessidades.

O banditismo social está inserido em nossa cultura, com a ausência total do estado e com a não participação das igrejas evangélicas como agentes transformadores o banditismo social cresce assustadoramente, é por isso que na última pesquisa de opinião houve um contra senso gritante: 85% não aceitam a corrupção na política e 76% disseram que se tivessem uma chance fariam o mesmo que os políticos fazem, roubariam para dar boa escola para os filhos e para ajudar a sua comunidade. É o principio “Hobin Woodiano” fazendo escola. Talvez esteja aí a explicação para as salas de cinema lotadas.

Aqui cabe algumas perguntas: Por onde anda a ética social? Por onde anda a ética cristã? O sucesso de Robin Hood revela a falência ético-social da nossa geração. Protestantes apareçam, precisamos de uma nova reforma!!! Pense nisso!! A Deus toda a glória!!!!!

pastor Aramis Brito

Um comentário:

  1. Foi um prazer ver a citação de nosso relançamento Bandidos, de Eric Hobsbawm, em seu post. Muito obrigada! Esperamos que tenha aprecisado a leitura do livro.

    Um abraço da equipe da editora Paz e Terra.
    digital@pazeterra.com.br

    ResponderExcluir