terça-feira, 8 de junho de 2010

DEVOCIONAL: A CONVERSÃO DE ZAQUEU (LUCAS 19:1-10)


Zaqueu era um homem de péssima reputação entre os judeus, ele era chefe dos coletores de impostos para os romanos na cidade de Jericó, ele era o maioral dentro de um esquema de fiscalização que dava margem para muitos abusos e extorsões freqüentes, Zaqueu era o responsável por todos os impostos de Jericó, ele oprimia o seu próprio povo para obter lucros fraudulentos, diz o nosso texto no verso dois que ele era RICO, riqueza essa construída em cima do povo. Ele era odiado por todos na cidade, mas era poderoso, influente, bem relacionado, amigo de Roma, comprava a tudo e a todos com o poder monetário que possuía.

Um dia quem aparece naquela cidade é Jesus, Jesus nessa época era muito popular, as noticias sobre o que ele fazia corria as cidades, isso despertou a curiosidade de Zaqueu, que apesar de ser uma figura contraditória era também ao seu jeito muito popular em Jericó, ele procurava ver quem era Jesus, por ser baixo subiu numa árvore e para sua surpresa Jesus fala com ele chamando-o pelo nome: “Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje na sua casa, essa cena foi em praça pública, foi diante de todos aqueles “jericoenses” que ficaram irados pelo fato de Jesus dar atenção logo a Zaqueu, o pior elemento daquela cidade, o opressor daquele povo, o povo murmurou porque não imaginava que Jesus veio para os doentes, veio para os complicados, veios para os pecadores.

Aquelas palavras de Jesus foram tão impactantes que Zaqueu sem ser forçado por ninguém diz: Senhor resolvo dar aos pobres metade dos meus bens, e resolvo restituir quatro vezes mais aqueles que roubei, Jesus após ouvir essa confissão diz: Hoje houve salvação nessa casa, pois que também este é filho de Abraão. Porque o filho do homem veio buscar e salvar o perdido. Jesus é assim visita e salva os menos prováveis, além de salvar os menos prováveis, ele usa os menos prováveis para realizar uma mudança estrutural em toda a cidade.

Pregue sempre para os menos prováveis, eles serão com certeza após as suas conversões canais do amor de Deus para um mundo melhor!!!

Pense nisso!!! A Deus toda a Glória!!!

pastor Aramis Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário