segunda-feira, 26 de julho de 2010

A DURA VIDA DE UM PASTOR NESSE MUNDO PÓS-MODERNO

Os pensadores pragmáticos desse novo século dialogam com o mundo escorados num novo conceito, e esse novo conceito chama-se: RESULTADO, preste atenção: esse modelo só foca o fim, e os meios para se alcançar esse fim não passam por nenhum critério ético. Esse é o problema, vivemos num mundo de resultados totalmente sem ética, chegamos num momento tão complicado nessa questão que os critérios bíblicos de avaliação de conduta são hoje motivos de um desprezo assustador, me lembro do capítulo 53 do livro de Isaias verso primeiro onde ele faz uma pergunta que é muito pertinente para os nossos dias: “Quem deu crédito a nossa pregação?”.

Ora, o cristianismo nunca se propôs ser uma religião de resultados, Jesus sempre ensinou a obediência, hoje busca-se a Jesus na ânsia de se conseguir um “lugar ao sol” dentro dessa estrutura perversa imposta pelo sistema, Jesus chegou até nós dizendo: “Arrependei-vos porque é chegado o Reino de Deus”, ele não veio “colaborar” com esse sistema maligno, não veio dar uma “ajudazinha” para quem precisa de uma força para melhorar de vida, não veio competir com esse mundo, Ele veio instaurar o Reino, o seu reino, a verdade do Reino, Ele veio nos dizer que devemos viver para esse reino, que não podemos gastar os nossos dias desejando nos garantir aqui, Ele veio nos despertar para a realidade da eternidade, veio nos tirar da escuridão e nos colocar no caminho, no seu caminho, veio nos dizer que é O Caminho, a Verdade e a Vida e que ninguém chega ao Pai se não for por Ele.

O mundo não o aceitou, pelo contrário, o rejeitou, e essa rejeição o deixou só. Olhe para o nosso tempo, veja como as pessoas ignoram o que Jesus fala, veja como as pessoas não aceitam a sua palavra, veja como a maioria está motivada somente naquilo que lhes dão prazer, naquilo que trabalha no ego, naquilo que lhes dão poder.

Como pastorear numa sociedade tão acelerada e tão vendida ao pecado como essa? Como ser ouvido por uma geração que não gosta de ler, que não gosta de refletir, que não gosta de interagir, que não gosta de se submeter? Pastorear nesse mundo pós-moderno é um grande desafio, o pastor precisa de muita paciência, de muita sabedoria, de muita certeza vocacional, de muita fé na ação do Senhor, quem dá crédito ao que o pastor diz? Onde estão os jovens vocacionados para o ministério? A luta é grande, o consolo é que Deus tem a história toda nas suas mãos, a alegria é que Ele nos ensinou que a obediência é o nosso dever e não a busca desenfreada pelos resultados.

Pense nisso!! A Deus toda a glória!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário