segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O PERIGO DO AUTORITARISMO!!

Milhões de cidadãos sul-americanos estão ameaçados de perder suas fontes independentes de informação e de passarem a receber notícias através de um filtro governamental, é o chamado controle social da mídia, típicos de governos ditos de esquerda, autoritários e neopopulistas. Esse autoritarismo já acontece há anos na Venezuela, onde Hugo Chávez persegue os meios audiovisuais( TV e rádio) que são críticos ao seu governo.

Na Argentina outro país importante, o processo de controle social da mídia está a todo vapor, o casal Kirchner assume cada vez mais o autoritarismo como estilo, e se torna dia a dia mais parecido com Chávez. O Brasil não está livre de ações de grupos que visam a subjugar os meios de comunicação independentes, diversos projetos de leis nesta direção se originaram na Conferência Nacional das Comunicações (Confecom), convocada pelo governo.

Lendo e pensando sobre isso me recordei de uma palavra que o sociólogo Betinho disse num dos momentos de turbulência da nossa democracia com a cassação do Presidente Fernando Collor de Mello: “ Não creio no Estado como solução, creio na sociedade. Não creio no poder, creio na liberdade. Não creio nos que se acomodam e desistem. Creio nos que pensam e agem em função do futuro e da felicidade de todos”. Essas palavras do Betinho caminham na contra-mão do que estão querendo fazer com a democracia, o cerceamento do pensamento anula a criatividade, embota a beleza da critica construtiva, fundamenta parâmetros absurdos para novas idéias.

O apostolo Paulo nos ensina no livro de Gálatas que foi para a liberdade que Cristo nos libertou e que por isso não devemos voltar(aceitar) novamente o jugo da escravidão( Gálatas5:1), e aqui Paulo está fazendo uma alusão a qualquer tipo de escravidão. Esse autoritarismo conduz a ignorância, conduz ao desanimo, conduz a perpetuação no poder. Estamos correndo perigo, os detentores do poder atual estão gastando bilhões em propaganda para passar uma imagem para o povo que eles são e sempre serão os salvadores da pátria, não podemos nos conformar com isso, se aceitarmos esse jogo, seremos sempre massa de manobra.

Um comentário:

  1. Com todo o respeito, Pastor, o Sr. acredita que a mídia brasileira representa mais os anseios da população do que a da Argentina ou Venezuela.

    Na Venezuela, o Presidente, que foi eleito democraticamente pelo povo, controla os abusos da imprensa.

    No Brasil, o poder da mídia está na mão de 5 familias ( Marinho, Santos, SAAD, Dallevo e Macedo). Estes empresários atenderiam o interesse público melhor que o LULA, por exemplo ?

    ResponderExcluir