segunda-feira, 13 de julho de 2009

O Que É Honrar Compromisso?


O governo da cidade montou estrategicamente na entrada da Expo uns painéis enormes mostrando alguns feitos durante esses cinco anos e sempre no final de cada painel estava escrito a frase: “honrado compromissos”. Ali naqueles painéis estava o resumo do que é esse governo, ali estava patente que a administração pública nesses cinco anos não passou de uma administração teatral, marketeira, megalomaníaca, que usou dos recursos públicos somente para maquiar a cidade tendo como motivação única um engrandecimento político de alguém que não mede esforços de se perpetuar no poder, porque enxerga a vida pública como um “grande negócio”.

Ruas asfaltadas, postos de saúde construídos, colégios reformados, creches, a agricultura indo de vento em popa, tudo isso estava estrategicamente apresentado nos painéis, até a saída da Expo foi esquematizada para que as pessoas pudessem ver frontalmente os painéis. A festa que antigamente era do município se tornou do prefeito, pobre vereadores que insistem em ficar submissos a ele, nada na festa fazia referencia a eles, aliás, Itaguaí, na prática vive uma monarquia, temos aqui um rei e uma rainha o restante são apenas súditos que insistem em aceitar as “migalhas” que caem da mesa o rei.

Prefeito a cidade toda sabe que o compromisso que um governante tem que ter com a Educação NÃO ESTÁ SENDO HONRADO, somos os piores no Brasil e no Estado, temos a média nacional de 2,8, isso é uma desonra, nunca na história dessa cidade ficamos tão mal na educação como agora. Prefeito a cidade toda sabe que o compromisso com a Saúde NÃO ESTÁ SENDO HONRADO, infelizmente a Saúde Municipal ignora as necessidades básicas da população, falta remédio, falta respeito com os munícipes que dependem exclusivamente do serviço público, o senhor não depende do hospital, talvez nunca tenha entrado nele, a falta de respeito é tão gritante que falta até cadeira para os pacientes aguardarem a vez para ser atendidos, prefeito a Saúde não pode ser usada como marketing de governo populista, a Saúde é coisa séria, ouça a voz das ruas, ouça o drama de gente da terra que sofre devido ao péssimo trabalho que está sendo realizado na Saúde Municipal, a cidade além de ser a mais violenta e uma das piores no índice educacional, agora está sendo conhecida como a cidade do óbito, isso não estava no painel .

Prefeito a cidade toda sabe que o compromisso com a melhoria do transito NÃO ESTÁ SENDO HONRADO, vivemos o caos nas ruas da cidade, semana passada um cidadão que trabalha na Zona Industrial me ligou atônito porque o ônibus contratado pela firma dele não poderia entrar mais na cidade, ele disse que essa havia sido uma ordem expressa da Secretaria de Transportes, os trabalhadores agora soltam na Reta de Santa Cruz e vem andando para casa, imagine quem mora no bairro do Engenho, imagine quem mora na Vila Margarida, isso é um absurdo, isso é falta de planejamento, isso é falta de respeito.

Jesus certa vez repreendendo os fariseus que gostavam de falar de si mesmos procurando a própria glória olhou para os seus discípulos e os ensinou um princípio que serve de base para a construção de uma sociedade sadia, veja as suas palavras:

“ Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça” ( João 7:24).

Cidadãos(ãs) se agirmos como Jesus ensinou não cairemos mais na farsa dos painéis!!!.

A Deus Toda a Glória!!!

2 comentários:

  1. Você sabe como capturar porcos selvagens?

    Havia um professor de química em um grande colégio com alunos de intercâmbio em sua turma. Um dia, enquanto a turma estava no laboratório, o professor notou um jovem do intercâmbio que continuamente coçava as costas e se esticava como se elas doessem.


    O professor perguntou ao jovem qual era o problema. O aluno respondeu que tinha uma bala alojada nas costas pois tinha sido alvejado enquanto lutava contra os comunistas de seu país nativo que estavam tentando derrubar seu governo e instalar um novo regime, um 'outro mundo possível'.

    No meio da sua história ele olhou para o professor e fez uma estranha pergunta: 'O senhor sabe como se capturam porcos selvagens?'

    O professor achou que se tratava de uma piada e esperava uma resposta engraçada. O jovem disse que não era piada.

    'Você captura porcos selvagens encontrando um lugar adequado na floresta e colocando algum milho no chão. Os porcos vêm todos os dias comer o milho de gratuito. Quando eles se acostumam a vir todos os dias, você coloca uma cerca mas só em um lado do lugar em que eles se acostumaram a vir. Quando eles se acostumam com a cerca, ele voltam a comer o milho e você coloca um outro lado da cerca. Mais uma vez eles se acostumam e voltam a comer. Você continua desse jeito até colocar os quatro lados da cerca em volta deles com uma porta no último lado. Os porcos que já se acostumaram ao milho fácil e às cercas, começam a vir sozinhos pela entrada. Você então fecha a porteira e captura o grupo todo.'

    'Assim, em um segundo, os porcos perdem sua liberdade. Eles ficam correndo e dando voltas dentro da cerca, mas já foram pegos. Logo, voltam a comer o milho fácil e gratuito. Eles ficaram tão acostumados a ele que esqueceram como caçar na floresta por si próprios, e por isso aceitam a servidão.'

    O jovem então disse ao professor que era exatamente isso que ele via acontecer neste país. O governo ficava empurrando-os para o comunismo e o socialismo e espalhando o milho gratuito na forma de programas de auxílio de renda, bolsas isso e aquilo, impostos variados, estatutos de 'proteção', cotas para estes e aqueles, subsídio para todo tipo de coisa, pagamentos para não plantar, programas de 'bem-estar social', medicina e medicamentos 'gratuitos', sempre e sempre novas leis, etc, tudo ao custo da perda contínua das liberdades, migalha a migalha.

    Devemos sempre lembrar que 'Não existe esse negócio de almoço grátis' e também que 'não é possível alguém prestar um serviço mais barato do que seria... se você mesmo o fizesse'.

    Finalmente, se você percebe que toda essa maravilhosa 'ajuda' governamental é um problema que se opõe ao futuro da democracia em nosso país, você vai mandar esta mensagem para seus amigos. Mas se você acha que políticos e ongueiros pedem mais poder para as classes deles tirarem liberdades e dinheiro dos outros para beneficiar *você* ou 'os pobres' então você provavelmente vai deletar este email, mas que Deus o ajude quando trancarem a porteira!


    Brasil acima de tudo !


    Pedro Henrique Bougleux

    ResponderExcluir
  2. Boa metáfora Pedro, temos que cada vez mais usar o nosso intelecto para anular sofismas que estão tão enraizados na vida pública que para muitos já se tornou normal. Que Deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir