terça-feira, 4 de agosto de 2009

Patrimonialismo e Corporativismo

Itaguaí padece de dois males que afetam profundamente o bom andamento da cidade. O primeiro mal é o Patrimonialismo, isto é administrar a cidade como se o dinheiro fosse seu, usar o dinheiro para os seus próprios interesses, empregar e desempregar pessoas somente com o objetivo político eleitoreiro, usar o dinheiro público para sustentar cabos eleitorais, desviar o dinheiro público para gerar uma imprensa tendenciosa e subserviente, calar o legislativo com vantagens de ordem estritamente pessoal, não prestar contas do dinheiro público, não dar satisfação aos munícipes.

A maneira Patrimonialista de governar cria uma ditadura disfarçada, porque esse método ignora o bem comum, ignora as reais necessidades da cidade, ignora os anseios da população, no modo patrimonialista tudo é feito pensando no lucro, tudo é elaborado visando levar alguma vantagem, nesse modelo o povo é usado e iludido com obras de fachada que alem de iludir a massa ainda dá grande lucros aos seus “senhores”. Esse mal está afetando muito nossa cidade, está prejudicando uma geração inteira que fica presa aos caprichos de um governante que infelizmente governa para si.

O outro mal que atinge em cheio a nossa cidade é o Corporativismo e, infelizmente a nossa Câmara Municipal está abraçada a esse mal, é inadmissível o silêncio dos vereadores diante do drama dos nossos cidadãos(ãs) que sofrem com o descaso nas áreas da saúde, da segurança, da educação, do desemprego, da violência, da pobreza, da falta de um projeto que venha ressocializar milhares de crianças, adolescentes e jovens que vivem sem nenhuma perspectiva, os vereadores optaram pelo corporativismo, optaram pelos seus interesses pessoais, optaram por conduzir os seus mandatos “viajando em céu de brigadeiro”, concordando com tudo o que o governo Patrimonialista faz.

Essa opção corporativista de agir em bloco, de agir sem fazer oposição, de agir concordando com tudo, de agir dando “carta branca” ao executivo, está fazendo um grande mal a cidade, está passando a idéia de que tudo está “as mil maravilhas”, está assustando a população, está fazendo o povo desanimar da democracia. O modo Corporativista presta um desserviço à cidade, a função do legislativo é criar leis justas e FISCALIZAR o executivo e, isso para tristeza de todos não está acontecendo na cidade. Bem, cabe a nós como cidadãos não aceitar mais esses modelos perversos que estão beneficiando de modo inadequado uma minoria.

Jesus nos ensinou que a injustiça é pecado e nós disse para termos fome e sede de justiça, ele amou aqueles que eram vitimados pelo poder, acolheu aqueles que eram explorados pelo império, cuidou daqueles que estavam esquecidos pelos governantes, alimentou a multidão faminta, pastoreou os que estavam aflitos e exaustos pela indiferença dos “poderosos” da época, e chamou de raposa e de hipócritas aqueles que de alguma maneira eram os exploradores da época, aqueles que de alguma maneira eram os Patrimonialistas e Corporativistas do seu tempo. Pense nisso.

A Deus toda glória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário