sexta-feira, 18 de junho de 2010

BIOGRAFIA: DESMOND TUTU


Você que acompanhou a abertura da Copa do Mundo com certeza viu um senhor entrar no palco sorrindo, pulando, cantando, festejando o começo do evento e pedindo que saudassem Nelson Mandela, aquele senhor chama-se Desmond Tutu, bispo da Igreja Anglicana, prêmio Nobel da Paz(1984) por sua luta contra o apartheid( luta contra a segregação racial) em seu país.

Aquele senhor, nasceu na cidade de Klerksdorp em 7 de Outubro de 1931, filho de um professor e de uma cozinheira. Logo após a sua consagração tornou-se secretário-geral do Conselho das Igrejas da África do Sul, nunca teve medo de enfrentar as injustiças, nas suas pregações apresentava propostas para toda a sociedade sul-africana: direitos civis iguais para todos, abolição das leis que limitavam a circulação dos negros pelo país, um sistema educacional comum, o fim das deportações forçadas dos negros. Ao lado de Nelson Mandela foi uma das figuras centrais do movimento contra o Apartheid.

Desmond Tutu iniciou centenas de protestos contra o governo sul-africano, ele tinha convicção que um pastor tem que viver o seu tempo servindo o seu povo, veja essa frase que ele disse durante um discurso: “Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor”.

Ele despertou a fúria dos governantes quando disse que aquele governo opressor era igual ao nazismo. Tutu nunca se omitiu, nunca fez acertos com os poderosos de ocasião, nunca negou a sua vocação, assim que Nelson Mandela saiu da cadeia em um dos seus primeiros discursos disse a seguinte frase: “A voz de Desmond Tutu será sempre a voz dos sem vozes”.

Tutu teve quatro filhos, a sua filha Naomi Tutu é a fundadora da Fundação Tutu. Naomi seguiu os passos do pai e ingressou na luta pelos direitos humanos. Mpho Tutu seguiu também os passos do pai e em 2004 foi ordenada pastora pelo seu pai. Atualmente Tutu está batendo de frente com a elite política do seu país, tem feito duras criticas ao atual governo, acusando-os de corrupção e ineficácia para lidar com s pobreza. Aquele senhor que entrou pulando na abertura da copa tem história e que história. Que Deus possa ensinar através de homens como Desmond Tutu a fazermos também história.

Pense nisso. A Deus toda a glória!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário