sábado, 12 de junho de 2010

DEVOCIONAL: A CONVERSÃO ( Lucas 22:31-34)



“Simão, Simão, eis que satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo. Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça, tu pois quando te converteres, fortalece os teus irmãos. Ele porém respondeu: Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão, como para a morte, mas Jesus lhe disse: Afirmo-te Pedro, que hoje três vezes negarás que me conheces antes que o galo cante”.

Pedro já estava andando com Jesus fazia três anos, ele convivia todos os dias com o Senhor, fazia parte do grupo que Jesus havia escolhido para serem seus discípulos. Pedro, porém, tinha um grave problema, ele não dava muita atenção para o que Jesus ensinava, ele gostava dos milagres, gostava das surpresas que Jesus fazia em situações difíceis, gostava da presença de Jesus como aquele que o protegia de tudo e de todos.
 
Esse texto mostra que satanás estava com sede em Pedro, ele não queria Pedro convertido, ele queria acabar com Pedro antes, queria destruí-lo, Jesus intercede por Pedro, roga pela sua vida e impede a ação do inimigo, Jesus conta esse fato a Pedro e o alerta: Pedro você ainda não se converteu, quando você se converter será um servo meu que estará sempre fortalecendo os seus irmãos, Pedro ouve as palavras de Jesus e não se vê na situação que Jesus disse que ele estava, pelo contrário, ele se vê pronto, convertido e preparado para ir com Jesus para a prisão e para a morte.
 
Esse comportamento de Pedro sinaliza a sua não conversão, como pode um convertido ignorar as palavras de Jesus? Como pode alguém que se diz servo de Jesus desconsiderar o que Ele diz? Jesus diz a ele: cuidado, você nem convertido é, e ele responde: Estou pronto. Veja que fato interessante, Pedro estava pronto somente para negar Jesus, e achava que estava pronto para ir com Ele para a prisão e para a morte, isso mostra que a sua afirmação era fruto da soberba e da presunção do seu próprio coração pecador.
 
Pedro não compreendia nada da missão de Jesus, ele ainda era uma pessoa centrada em si mesma, vaidosa, desejando ter o controle das situações, o que Jesus dizia ele não levava muito em consideração, quem não dá plena atenção para o que Jesus fala, não o serve como deveria. Jesus encerra a conversa dizendo: “Pedro eu te afirmo que hoje, você me negará três vezes que me conheces, antes que o galo cante”. E aconteceu exatamente como Jesus falou.
 
A nossa geração peca porque não ouve a voz do Senhor, e se não ouve a voz do Senhor e não consideramos o que Ele diz, também não há conversão, não havendo conversão, não há possibilidade de se fazer missão e sem missão a igreja se torna um “clube dos iguais”, se torna uma associação classista, fechada, sinistramente presa a regras e leis que não passam de vaidade.
 
Oremos ao Senhor para que haja conversões dentro dos nossos arraiais, há um mundo esperando por nós, e só sairemos levando o vitupério do Senhor ( Hebreus13:13), se humilhados dissermos numa só voz como disse o apóstolo Paulo: “Mas o que para mim era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado Nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus baseada na fé” ( Filipenses 3:7-9).
 
Pense nisso. A Deus toda a glória!!!!!!!!!!!!!!

9 comentários:

  1. ME SINTO AGORA UM PEDRO, ME ARREPENDO E PEÇO A DEUS MISERICÓRDIA

    ResponderExcluir
  2. Me sinto tb como pedro e gostaria de me arrepender nesse exato momento,peço a DEUS forças espirituais,psicológicas e emocionais para eu ñ negar JESUS nem 3,nem 2 e nem uma vez,se voltei para cristo quero provar e mostrar isso para os meus colegas e amigos mais chegados o pq eu voltei..............amém.............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui quem ta falando é o irmão do bruno o sebastião rodrigues desculpem estou usando a conta do meu irmão pq parece que eu excluir a minha conta do google............

      Excluir
  3. Amém por sua vidas.E misericórdia sobre nossas vidas.

    ResponderExcluir
  4. Gloria a Deus.jesus te amo

    ResponderExcluir
  5. Excelente explanação. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  6. Glória a Deus por essa verdadeira lição .... Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  7. Está errado este ensino!
    Satanás precisou de permissão para peneirar Pedro e Jesus permitiu rogando que a fé de pedro não fosse destruída apenas, mas autorizando o peneiramento.

    ResponderExcluir
  8. Esta msg contém erros sérios. A palavra utilizada na Língua Portuguesa não diz respeito à conversão (Metamorfose). A expressão "quando te converteres" diz respeito a quando Pedro voltar da experiência de ser peneirado.

    ResponderExcluir