sábado, 7 de agosto de 2010

ANÁLISE DO DEBATE

Quero começar com uma nota triste sobre o debate na band: a média do ibope ficou em três pontos, no inicio do penúltimo bloco, a band chegou a ficar em penúltimo lugar no ranking das TVs, com apenas um ponto. O pico foi ás 22h56min com cinco pontos. Isso quer dizer que pouca gente viu o debate. Achei Dilma muito nervosa, tensa, vacilante nas suas explicações, criticando FHC e exaltando demasiadamente Lula, faltou propostas claras, confirmou aquilo que todos já esperavam ela é apenas uma peça na engrenagem do “Lulismo” mais nada.

José Serra tentou mostrar segurança, ele é veterano nos debates, procurou o tempo todo deixar Dilma acuada com as suas perguntas, saiu-se bem em alguns momentos, mas lhe faltou propor algo novo, algo de peso, se limitou a criticar alguns setores onde o atual governo vem falhando, jogou para a platéia, falta-lhe carisma. Marina Silva começou tensa, depois se firmou, tentou o tempo todo mostrar que ela é a única alternativa para o desenvolvimento sustentável do Brasil, falou com destreza do seu passado de luta, de dor, de sofrimento, de pobreza, disse que vai priorizar a saúde, passou o debate tentando mostrar que tem propostas novas, achei a sua performance de razoável para boa.

Plínio de Arruda Sampaio, candidato do PSOL foi uma grata surpresa, falou com conhecimento de causa sobre todos os assuntos propostos, enfrentou todos os adversários teve a coragem de se apresentar como uma alternativa totalmente diferente dos três, quando a candidata Dilma disse que o governo atual fez “a maior e mais profunda reforma agrária dos últimos tempos”, Plínio rebateu de bate-pronto: “Vocês fizeram menos que FHC, um horror”, disse que Marina parecia que ainda estava do PT e chamou Serra de latifundiário, a frase marcante sua no debate foi: “Queremos propor outra alternativa, de um modelo de desigualdade para um modelo de igualdade”.

No geral foi um morno, assistido por pouquíssimas pessoas, espero que os outros debates sejam realmente esclarecedores para o povo brasileiro. A Deus toda a glória!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário